top of page
Buscar

Reunião entre o Movimento Social de Luta contra a AIDS e a Secretária de Saúde de Fortaleza



O Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids do Ceará reuniu-se na quarta-feira (1 de fevereiro) na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza com a nova secretária, dra. Joana Maciel. O objetivo da reunião foi apresentar demandas já pactuadas e em execução desde a gestão anterior, porém suspensas em 2017, como a recarga do Bilhete Único para pessoas vivendo com HIV em tratamento e o fornecimento de cestas básicas para a Central de Segurança Alimentar do Fórum Aids.


Também foram cobrados esclarecimentos sobre a situação logística e de profissionais dos Serviços de Atenção Especializada (SAEs) do Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (CEMJA) e do CTA Carlos Ribeiro e repasse das parcelas em atraso para os projetos da Fábrica de Imagens e Rede de Solidariedade Positiva (RSP+/Fortaleza), aprovados no edital passado. Foi ressaltada ainda, a importância de apoio ao Fórum em 2017, bem como o lançamento de novos editais.

Na ocasião, as/os representantes das Instituições solicitaram uma agenda conjunta com a presença do movimento social de luta contra a Aids, do Prefeito e das Secretarias de Saúde (SMS) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETRA).

Além da secretária de saúde, estiveram presentes à reunião, representantes das instituições Fábrica de Imagens, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RNP+/CE), Cidadãs Posithivas, Rede de Solidariedade Positiva (RSP+/Fortaleza), Casa Sol Nascente e Associação de Voluntários do Hospital São José, a diretora do Hospital São José, dra. Tânia Mara, a sra. Fabiana Sales, responsável pela Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS e o sr. Rui, assessor da secretária.

O Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids reafirma seu compromisso com o controle social e aguarda os encaminhamentos e resoluções referentes às demandas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde.


“Vamos continuar pressionando para o avanço nas políticas públicas. Essa gestão precisa garantir mais direitos, temos problemas hoje de estrutura, atendimento precário e falta de espaço. É momento de luta e resistência, ainda mais”, Vando Oliveira, coordenador do Fórum.

bottom of page