top of page

ACERVO

Livro_visoes_e_vivencias_latino-american

Organizado por Marcos Antonio Monte Rocha e produzido pela Rede Cearense Cultura Viva, apresenta uma coletânea de artigos de companheiros de companheiras do Brasil, da Argentina, Chile, Equador e Peru, além da Lei que institui a Política Estadual Cultura Viva do Estado do Ceará.

Baixe o livro Feminismos plurais

Primeiro livro da Coleção Gênero, Cultura e Mudança, apresenta oito textos que percorrem parte das perspectivas feministas já abordadas ao longo dos Seminários Gênero, Cultura e Mudança (Curta o Gênero). Artigos de  Margareth Rago, María Luísa Femenías, Cristina Scheibe Wollf, Cíntia Lima Crescêncio, Joana Maria Pedro, Ana Maria Veiga, Marisa Fernandes, Cláudia Pons Cardoso, Mirla Cisne e Gema Galgani.

Baixe o livro Direitos Humanos, democracia e reflexões sobre o Brasil contemporâneo

O livro "Direitos humanos, democracia e reflexões sobre o Brasil contemporâneo", é o segundo exemplar da Coleção Outros Olhares, realizada pela ONG Fábrica de Imagens e o Ponto de Cultura Outros Olhares, tendo nessa oportunidade como parceria a Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e o apoio de todas e todos, colaboradoras e colaboradores que acreditam no trabalho que desenvolvemos ao longo desses 20 anos de fundação.

Baixe o livro Gênero, sexualidades e discriminação

O segundo volume da Coleção Gênero, Cultura e Mudança traz contribuições de companheiras e companheiros que estiveram nas primeiras quatro edições do Seminário Internacional de mesmo nome. Trata-se de um compilado de textos onde seja nas questões de transexualidade ou de violência, por exemplo, o vetor discriminação possui centralidade importante para a compreensão da formação de preconceitos, vulnerabilidades, violações de direito e violências cotidianas no âmbito das questões de gênero, sexualidades e interseccionalidades.

Baixe o Catálogo/Cartilha da Rede Cearense Cultura Viva de Cultura e Infância

A cartilha/catálogo Rede Cearense Cultura Viva de Cultura e Infância" é fruto de trocas, convivências e pesquisas, onde você irá encontrar registros - feitos pelos companheiros e pelas companheiras dos Pontos de Cultura - de suas ações com crianças em dez cidades cearenses, combinando com muita potência cultura, direitos e infâncias.

Catálogo Cultura Viva Comunitária em Pontos

No Catálogo Cultura Viva Comunitária em Pontos você encontrará 24 iniciativas de 10 países diferentes unindo organizações, coletivos e artistas em ilustrações fotos, textos que conectam seus percursos com aspectos político-culturais, descolonização, despatriarcalização, desmercantilização e o bem viver.

Baixe o livro Feminismos descoloniais e outros escritos feministas

Quarto livro da Coleção Gênero, Cultura e Mudança, foi organizado por Marcos Antonio Monte Rocha  e Christiane Ribeiro Gonçalves, fundadores da Fábrica de Imagens. O livro tem a contribuição de dezenove autoras e autores em treze artigos. Aborda comunicação e mídia, feminismo jurídico popular, políticas públicas para mulheres, feminismos latino-americanos, estudos culturais e pensamento descolonial, descolonização e crise civilizatória, entre outros os temas.

Baixe o livro Direitos Humanos, Sociedade e Política

O livro “Direitos humano, sociedade e política” é fruto de um esforço coletivo de todos e todas as companheiras da Fábrica de Imagens, colaboradores e colaboradoras. Agradecer nunca será demais a quem tem acreditado no trabalho que nossa organização realiza, a quem nos incentiva, a quem torce pela continuidade de nossas ações. Agradecemos ainda os apoios dos Correios, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, da Corte e, especialmente, o Patrocínio da Petrobras.

Baixe o livro Gênero, cultura e mídia

O terceiro volume da coleção “Gênero, Cultura e Mudança”traz contribuições de companheiras e  companheiros que participaram das quatro primeiras edições do Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, ação constituinte do Curta o Gênero. Neste volume, reunimos textos que dialogam com as questões de gênero, feminismos, cultura e mídia.

Baixe os Anais I Diálogos Convergentes - IX Curta O Gênero

Organizadores:  
Christianne Ribeiro Gonçalves
Marcos Rocha

Realização:
Fábrica de Imagens: ações educativas em cidadania e gênero

Apoio:
Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades
Rede Cearense Cultura Viva: Cultura Educação e Cidadania
Rede Latino-americana de gênero e cultura

Agradecimento:
Enel

Apoio Institucional:
Governo do Estado do Ceará
Secretaria de Cultural do Estado do Ceará

Baixe o Catálogo/Cartilha da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades

Na cartilha/catálogo Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades você conhecerá Pontos de Cultura espalhados pelo território cearense e que estão comprometidos, em seus fazeres micropolíticos cotidianos, com o fortalecimento de espaços e trocas comunitárias.

pfom.png

"Do campo à feira... de pessoas para pessoas" é um curta metragem sobre reforma agrária popular gravado no Ana Primavesi - Assentamento Bernardo Marin em Russas/CE e Centro de Formação Frei Humberto, em Fortaleza/CE,

Faça o download dos postais do curta-metragem!

cultura viva.png

Este livro é sobre o Cultura Viva como um movimento político-cultural e não como uma política cultura e sua intensão é identificar os mínimos conceitos teórico-políticos que configurariam certa unidade, estabilidade ao Movimento de Cultura Viva (Comunitária) e que, em última instância, confeririam seu nível da relevância política.

bottom of page