top of page
Buscar

Chamada de artigos e relatos de experiência sobre Direitos Humanos e Democracia

CHAMADA DE ARTIGOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA COMPOR A SEGUNDA PUBLICAÇÃO DA COLEÇÃO OUTROS OLHARES DE DIREITOS HUMANOS


TEMA GERAL: DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA E REFLEXÕES SOBRE O BRASIL CONTEMPORÂNEO

A Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero convida pessoas ligadas a movimentos sociais, conselhos de direitos, organizações não governamentais (ONG), pontos de cultura, instituições de ensino superior e demais interessados(as) a participarem da chamada de artigos acadêmicas e relatos de experiência para compor a segunda publicação da Coleção Outros Olhares, com o tema: DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA E REFLEXÕES SOBRE O BRASIL CONTEMPORÂNEO


1 – Justificativa

Não se constitui exagero algum se afirmar que o Brasil passa por um momento extremamente delicado no que se refere aos direitos humanos. O relatório anual da Anistia Internacional lançado em fevereiro último (https://anistia.org.br/direitos-humanos/informes-anuais/) conclui que o Brasil retrocedeu em políticas de direitos humanos em 2016.


Entre os fatores que alimentam esse quadro se destacam as históricas desigualdades e discriminações baseadas nas questões de classe, gênero, raça e sexualidade, dentre outras, combinadas com uma recrudescência de um conservadorismo moral aliado com uma ampliação de políticas econômicas de base neoliberal. Nessa conjuntura pobres, negras e negros, adolescentes e jovens, comunidades indígenas, mulheres, campesinos e campesinas e sujeitos LGBT, são as populações que sofrem a maior parte das violências e violações de direitos.


É sobre essa realidade que a segunda publicação da Coleção Outros Olhares volverá seu olhar acolhendo tanto artigos acadêmicos quanto relatos de experiência de organismos governamentais e não governamentais, bem como, coletivos, conselhos e movimentos sociais, contribuindo assim com a difusão de ideias e práticas promotoras de uma cultura de direitos humanos.


2 – Das regras gerais

Poderão participar da composição do livro, artigos acadêmicos e relatos de experiência que não tenha m sido publicados anteriormente. Serão aceitos os trabalhos que guardarem relação com o tema da publicação e que estiverem de acordo com as orientações descritas neste documento.


3 – Dos prazos

Os trabalhos poderão ser inscritos a partir da data de publicação desta chamada estendidos até o dia 15 de novembro de 2017  15 de dezembro de 2017 (adiado) . 4 – Das normas e orientações para a confecção dos trabalhos

Os artigos acadêmicos e relatos de experiências submetidos deverão ser escritos em língua portuguesa, excetuados eventuais estrangeirismos caso sejam necessários, e Se orientarem pelos três itens abaixo.

a) Tamanho de 40.000 a 50.000 mil caracteres (incluindo referências) no padrão A4, no formato retrato. b) A página do artigo deverá ter margem superior igual a 3,0 cm e as demais igual a 2,0 cm; c) Notas de rodapé, espaçamento, citações, referências bibliográficas e demais elementos textuais de acordo com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos 2016.


Obs.: sugere-se que os textos acadêmicos contenham as seguintes seções: título/autor(a), resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, fundamentação teórica e discussões, considerações finais e referências. Os relatos de experiência podem seguir o mesmo modelo ou conterem no mínimo: título/autor(a), resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.


5 – Da submissão

O recebimento de trabalhos será feito exclusivamente via e-mail fabricadeimagens@fabricadeimagens.org.br. O trabalho a ser submetido deverá ser anexado ao e-mail em formato .docx ou .doc. Os títulos dos arquivos submetidos deverão ser, obrigatoriamente, o título do trabalho completo. O e-mail enviado à Fábrica de Imagens deverá ser obrigatoriamente estruturado da seguinte forma: No campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de trabalho” e o título do trabalho.


6 – Da avaliação dos trabalhos

Os trabalhos inscritos serão avaliados pela Comissão Organizadora da Publicação, levando-se em consideração os seguintes critérios:

a) Coerência e pertinência com a temática da publicação; b) Concordância com as normas de inscrição do trabalho; c) Qualidade da redação; d) Inovação e ineditismo.


7- Das disposições finais

O ato da submissão de trabalhos no evento implica a plena aceitação das regras desta chamada. O contato oficial com a Fábrica de Imagens será feito através do e-mail fábricadeimagens@fabricadeimagens.org.br. Os casos omissos serão apreciados pela Organizadora da publicação.


Fortaleza, 14 de agosto de 2017


Marcos Antonio Monte Rocha  Presidente da Fábrica de Imagens

bottom of page