Cultura Viva e Infâncias

O Ponto de Cultura Arte na Praça (ACAP) abre inscrições para o curso gratuito Cultura Viva e Infâncias, que acontecerá entre 27 de fevereiro e 24 de abril, com participação de professores e professoras da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal de Alagoas e membros da ONG Fábrica de Imagens, que coordenam a formação com apoio da Rede Cearense Cultura Viva.

O curso será realizado em dez encontros, inicialmente aos sábados (confira cronograma), às 14h, quando serão debatidos temas como a construção do conceito de infância, assim como suas intersecções com marcadores de raça, classe, gênero, sexualidades e território. 

Os/as ativistas, pesquisadores/as de Psicologia e Educação também discutem as perspectivas do Movimento Cultura Viva para as crianças; as bases filosóficas e práticas do Estatuto da Criança e do Adolescente e projetos culturais que o aplicam.

Confira a lista completa e minibiografia dos/as palestrantes

Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas. Os/as inscritos receberão certificado expedido pela ACAP e Fábrica de Imagens. A carga horária  total é de 40 horas. As inscrições poderão ser feitas por meio de formulário online abaixo até 26 de fevereiro.

Clique e inscreva-se:

Confira o cronograma

27 de fevereiro - Acolhida e conversa com o grupo
 

06 de março  - Construção Sócio-histórica do conceito de infância. Facilitadora: Érica Atem (UFC)

 

13 de março - Perspectivas teóricas e políticas do Cultura Viva 1. Facilitador: Marcos Rocha (Fábrica de Imagens)
 

27 de março - Perspectivas teóricas e políticas do Cultura Viva 2. Roda de Conversa 

 

07 de abril - Quem são nossas crianças – intersecções de raça, classe, gênero, sexualidades e território. Luis Fernando Benício (VIESES/UFC)

 

10 de abril - Quem são nossas crianças – intersecções de raça, classe, gênero, sexualidades e território Nara Diogo (UFC)

 

14 de abril - Três experiências que articulam práticas culturais com direitos. Roda de conversa 

 

17 de abril  - O Campo dos direitos da criança - da filosofia à prática Susana Libardi (UFAL)

 

21 de abril - O Estatuto da Criança e do Adolescente – da filosofia à prática Maria da Conceição Gomes da Silva (UFC) 

 

24 de abril - Três experiências que articulam práticas culturais com direitos Roda de conversa